Conselho, Diretoria e Comitê

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da CCX é um órgão de deliberação colegiada, que, segundo o Estatuto Social da Companhia deverá ser composto de, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 11 (onze) membros, todos com mandato unificado de 2 anos. Atualmente o Conselho de Administração da Companhia é composto por 3 (três) membros, sendo 01 (um) é membro independente, conforme os requisitos de independência expostos no Regulamento de Listagem do Novo Mercado da B3 - Brasil, Bolsa, Balcão S.A - ("Regulamento do Novo Mercado").

Dentre outras atribuições, cabe ao Conselho de Administração:

  • Estabelecer os objetivos, a política e a orientação geral dos negócios da Companhia;
  • Nomear e destituir os Diretores da Companhia, fixando-lhes atribuições;
  • Fiscalizar a gestão dos Diretores;
  • Manifestar-se previamente sobre o Relatório da Administração, as contas da Diretoria e as demonstrações financeiras do exercício; manifestar-se previamente sobre o Relatório da Administração, as contas da Diretoria e as demonstrações financeiras do exercício;
  • Manifestar-se a respeito de qualquer oferta pública de aquisição de ações que tenha por objeto as ações de emissão da Companhia, por meio de parecer prévio fundamentado, divulgado em até 15 (quinze) dias da publicação do edital da oferta pública de aquisição de ações.

Como previsto na Política de Governança Corporativa da Companhia, o Conselho de Administração deve, ainda, zelar pelas transações que envolvam partes relacionadas. A CCX conta, ainda, em sua estrutura de Governança Corporativa com um Comitê de Auditoria, composto por 02 membros, que tem como objetivo assessorar o Conselho de Administração no desempenho de suas atividades relacionadas ao acompanhamento das práticas contábeis adotadas na elaboração das demonstrações financeiras da Companhia e de suas controladas e, ainda, na indicação e avaliação da auditoria independente. O Comitê é subordinado ao Conselho de Administração da Companhia atuando com independência com relação à Diretoria. Conforme deliberado em Reunião do Conselho de Administração da CCX Carvão da Colômbia realizada em 17 de maio de 2018, o Comitê de Auditoria da Companhia atualmente se encontra inativo, até que sejam eleitos novos membros para a sua composição.

Conselheiro de Administração Cargo
Fernando Teixeira Martins Presidente do Conselho de Administração
Nos últimos cinco anos, Fernando Teixeira Martins foi sócio do escritório de advocacia Teixeira Martins Sociedade Individual de Advocacia e sócio da empresa de consultoria empresarial Teixeira Martins Consultoria Empresarial Ltda.
Pedro de Moraes Borba Vice Presidente do Conselho de Administração
Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio de Janeiro e Pós Graduado em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas/RJ. Ocupou o cargo de Diretor Jurídico da EBX Holding Ltda. Trabalhou no Grupo EBX durante 13 anos, atuando em diversos assuntos ligados à área de infraestrutura, notadamente na área de logística e mineração. Ocupou também o cargo de conselheiro de administração nas companhias EBX Brasil S.A. e Centennial Asset Participações Açu S.A., ambas do Grupo EBX; além da Unitec Semicondutores S.A. Atualmente ocupa o cargo de presidente do Conselho de Administração da Óleo e Gás Participações S.A. e é membro do Conselho de Administração da OGX Petróleo e Gás S.A.
Yoshiyuti Hukai Membro Independente do Conselho de Administração
Yoshiyuti Hukai é formado em física pela Universidade de São Paulo tendo concluído mestrado em engenharia pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica e doutorado em engenharia nuclear pelo Massachusetts Institute of Technology. O Sr. Yoshiyuti Hukai trabalhou em diversas instituições, no Brasil e exterior, acumulando conhecimento e experiência na coordenação de importantes projetos de infraestrutura. Desde 2009, atua como consultor para Toyota, Vale, CPFL, Alupar-Alusa, Petra Energia, dentre outros.

Diretoria Executiva

Os Diretores da CCX são os seus representantes legais, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da Companhia e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, os diretores da Companhia devem ser residentes no país, podendo ser acionista ou não. Além disso, até, no máximo, um terço dos membros do Conselho de Administração poderão ocupar cargo na Diretoria.

Os Diretores são eleitos pelo Conselho de Administração da Companhia com mandato de um ano, sendo permitida a reeleição. O Estatuto Social da Companhia estabelece que sua diretoria seja composta de, no mínimo, 2 (dois) e, no máximo, 7 (sete) membros, dos quais poderão ser designados um Diretor-Presidente, um Diretor Financeiro, um Diretor de Relações com Investidores e os demais Diretores sem designação específica exercerão as funções indicadas pelo Conselho de Administração à época de sua eleição, sendo autorizada a cumulação de funções por um mesmo Diretor.

Diretores Cargo
Miguel Cesar de Araujo Pereira Burlamaqui Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores
Graduado pela faculdade de Economia do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Desde 2014, atua nas áreas financeiras e de desenvolvimento de negócios na EBX Holding Ltda, holding pertencente ao Sr. Eike Fuhrken Batista. Foi presidente do Conselho da companhia de (2017-2018). Anteriormente ocupou o cargo de Gerente Executivo no Banco Cruzeiro do Sul (2005-2012), e também atuou como Consultor Financeiro da Haztec Tecnologia e Planejamento Ambiental S.A. (2013-2014).

Comitê de Auditoria

Em 14 de Junho de 2012, o Conselho de Administração da CCX, criou o Comitê de Auditoria da Companhia, com o objetivo de assessorar o Conselho de Administração no desempenho de suas atividades relacionadas ao acompanhamento das práticas contábeis adotadas na elaboração das demonstrações financeiras da Companhia e de suas controladas e, ainda, na indicação e avaliação da efetividade da auditoria independente. O Regimento Interno do Comitê de Auditoria prevê, ainda, regras complementares para suas atribuições e funcionamento.

Clique aqui para ter acesso à versão integral do Regimento Interno do Comitê de Auditoria.

O Comitê de Auditoria da Companhia é subordinado ao Conselho de Administração, atuando com independência com relação à Diretoria da Companhia.

Conforme deliberado em Reunião do Conselho de Administração da CCX Carvão da Colômbia realizada em 17 de maio de 2018, o Comitê de Auditoria da Companhia atualmente se encontra inativo, até que sejam eleitos novos membros para a sua composição.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos e que pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente. A Companhia prevê em seu Estatuto Social o funcionamento do Conselho Fiscal em caráter não permanente, podendo ser instalado a pedido de acionistas, nos termos da legislação aplicável.

Quando instalado, competirá ao Conselho Fiscal as atribuições previstas na regulamentação aplicável, permanecendo em funcionamento até a primeira assembleia geral ordinária após a sua instalação. As principais responsabilidades do Conselho Fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal deve ser composto por, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) membros efetivos e igual número de suplentes.

No momento, o Conselho Fiscal da Companhia não se encontra instalado.