Histórico e Perfil

Quem Somos

A Carvão da Colômbia S.A. - Em Liquidação ("CCX"; "Companhia") é uma empresa do Grupo EBX criada com o intuito de investir na produção e comercialização de carvão na Colômbia, assim como na logística para a operação dos seus ativos.

O projeto de mineração de carvão originalmente pretendido pela Companhia não chegou a ser implementado, sendo que a Companhia concluiu a alienação de todos os seus principais ativos operacionais no terceiro trimestre de 2016, notadamente os projetos de mineração a céu aberto de Cañaverales e Papayal e o projeto de mineração subterrânea de San Juan, incluindo o projeto de infraestrutura logística, composto por ferrovia e porto.

Os ativos principais CCX foram objeto do Asset Purchase Agreement ("APA"), celebrado em 26 de março de 2014, entre a CCX Colombia S.A. (i.e., subsidiária controlada indiretamente pela CCX Carvão da Colômbia S.A. - Em Liquidação) e a YCCX Colombia S.A.S. (i.e., subsidiária controlada pela Yildirim Holding A.S.) ("Yildirim") (a"Operação").

Ocorre que, por razões diversas, a Operação não havia sido concluída amigavelmente, tendo resultado na instauração de procedimento arbitragem perante a International Chamber of Commerce ("ICC") para dirimir questões relativas ao APA (o "Procedimento Arbitral").

Após período de negociações e concessões recíprocas, em 19 de setembro de 2016, a CCX Colombia S.A. e a Yildirim celebraram um Settlement Agreement, por meio do qual se formalizou a transação em relação à Operação.

Sendo assim, a Operação foi concluída e o Procedimento Arbitral encerrado, de forma que, uma vez que todos os principais ativos da CCX foram alienados, iniciou-se o processo de descontinuidade do grupo CCX por meio da aprovação da dissolução e liquidação das suas subsidiárias em suas respectivas jurisdições (i.e., inicialmente na Colômbia e, em seguida, na Áustria).

Por fim, em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 11 de dezembro de 2019, foi aprovada a dissolução e liquidação da Companhia, de modo que a CCX possui a não desenvolve qualquer atividade e deverá ser extinta tão logo ocorra a finalização dos processos de liquidação de suas subsidiárias e do seu próprio.